sábado, novembro 25, 2006

Novo dia, nova urgência...

Qualquer semelhança com uma telenovela mexicana é pura coincidência:

O Sr. António Gomes (nome fíciticio) veio triado de amarelo.
Entrou acompanhado pela esposa.
Vinha enviado do C.S. por dispneia e prostração.
Tinha tido alta há 2 semanas de um serviço de Medicina por infecção urinária complicada. Estava medicado desde há 1 semana por recorrência da infecção urinária com ciprofloxacina. Tinha estado na urgência há 3 dias por 'dor no pénis' (sic). Vinha hoje à urgência por dificuldade respirátoria e prostração.
AP: acamado e epiléptico.
Ah, e a mulher insistia que ele tinha vómitos 'raiados de sangue' (sic).
(-Raiados de sangue Sr. Dra., não se esqueça, raiados de sangue!! -a mim só me vinha à memória os indíviduos que vão à internet, nomeadamente, aos sites de saúde brasileiros rebuscar frases pomposas para agravar (e adulterar) um estado de doença...)
(Que belo dia de sábado para se fazer urgência, pensava eu..)
Pedi rotinas, Rx tórax, multistixx. Fiz gasimetria. Não fosse o diabo têce-las, pedi Rx abdomén simples.
Fiz medicação endovenosa para os vómitos.
Quis enviar o doente para a sala da oxigenoterapia, mas o colega mais velho encarregue pela sala disse que o quadro clínico não era suficiente para levá-lo para sala de recuperação (este broncoespasmo não é suficiente? quase rosnei....). A gasimetria de facto assim o confirmou. O rx tórax também foi incaracterístico (dei-me por vencida....)

Entretanto, a esposa veio perguntar (quase ordenar) se o marido não poderia ficar internado connosco:
-Já viu o que é ter de cuidar de um homem destes, assim neste estado....! Olhe para isto... Assim não dá! Não pode ficar internado?
(Desta vez rosnei mesmo.... Adoro quando os familiares começam a dar palpites sobre a nossa actuação e quando esses palpites são com intuito de se livrarem dos próprios familiares.... Respirei fundo, apelei a minha paciência...)
-Quem se casou com ele foi a Sra, não eu!... Só as análises e os outros exames é que dirão o que fazer.

Multistixx fortemente positivo para proteinúria e hematúria. Continuava prostrado. E eu continuava a não gostava daquela clínica.

Decidi consultar um médico mais velho para me ajudar a convencer o colega da sala de recuperação a aceitar o doente. O meu colega aceitou o desafio mas a resposta final não tardou: NÃO!

Decidi mudar de estratégia. Aspirar secreções. Aguardar calmamente análises.

Entrentanto, o movimento da urgência abrandou e tive a infeliz ideia de olhar para os rx's novamente:
Rx tórax, mal executado, mas limpo concerteza.
Rx abdómem simples... com uma distensão cólica marcadíssima.... (raios partam....chamei um cirurgião porreirinho que também lá estava de plantão para ver a imagem...):
-MMmm.....Sem dúvida que isto tem muito ar cá dentro. Tem evacuado? Sim. Palpação dolorosa? Sim, no hipogastro. MMMmmm, olha pede também o Rx abdómem tangencial para ver se tem NHA....

Entretanto, quando o colega da sala de recuperação foi finalmente almoçar, decidi optar por outra abordagem: falar com a nova colega que o substituia.
Queria sentar-me e discutir aquele doente de uma ponta a outra como um bom internista deve fazer. Mas a resposta da colega foi prontíssima:
-Não, agora não. Estou sozinha aqui e no S.O. Estou aflitíssima... (e de facto estava...)

Bem, voltei à táctica inicial. Aguardar a chegada das rotinas....

Chegaram. Eureka! O doente tinha uma hiponatrémia de 115 mEq/m, o que obrigava a reposição imediata de solutos e portanto, uma estadia (longa) na sala de recuperação....

Batalha ganha. Por vezes, a persistência tem frutos.

2 comentários:

Gasel disse...

:)) Apanhar uma "boa" análise e uma "aberta"... do SO já não sai!!

Dr Surfer disse...

Suponho q são casos assim q permitem ao médico jovem ganhar confiança em si e saber q nunca se dever baixar a guarda