quinta-feira, novembro 09, 2006

Carta de um director de serviço CONTRA a administração do SEU hospital

Esta é uma carta do director do Serviço de Estomatologia do Hospital Amato Lusitano, Dr. Vasco Rolo, contra a administração do seu póprio hospital:

Um verdadeito achado entre a fauna hospitalar...

«LULAS MINHAS QUERIDAS MANAS

CEFALÓPODES E lobos

Na sexta-feira passada fui falar com o Presidente de Administração do H.A.L. a propósito de um engano que os novos horários para os médicos do Serviço de Estomatologia traziam.
Depois de desfeito o engano o que foi rápido, deu-me o Presidente a noticia de que ele me classificava não na classe dos mamíferos ordem dos primatas como seria de pensar (quem pensa com a cabeça claro) mas na classe dos peixes, ordem dos cefalópodes.
Como o nome indica cefalópodes (pés na cabeça) são os polvos, as lulas e os chocos e Eu também, pelo menos na perspectiva do Presidente, uma vez que segundo ele penso e escrevo com os pés.
Não direi que foi uma conversa cordata, não foi, o Presidente, penso eu, com os pés, excedeu-se tanto nos insultos como na gritaria.
(...) como diz o povo “vozes de burro não chegam ao céu”. Por isso mesmo pedi a demissão do cargo de director de serviço. (que foi aceite)
(...)
O que realmente está em causa é a sensação de que se está a paralisar o hospital, de que o futuro já está bem definido, mas que não há a coragem de o dizer. Em vez disso vamos tendo cortes a avulso, noticias nos jornais que levantam a ponta do véu mas que deixam para trás o essencial de modo que a especulação torna-se a única forma de tentarmos prever o que será o nosso futuro próximo.
(...)
E posso afirmar com toda a certeza, que a maioria das pessoas que trabalham no hospital pensam que o nosso futuro é do pior.
(...)
Ameaças não se fazem, não são demonstrações de bom carácter, ou se faz cumprir a lei OU NÃO SE FAZ.
(...)
Estou de consciência muito tranquila pois toda a minha actividade no hospital tem tido a preocupação desde o inicio de servir sobretudo quem mais sofre e não tem meios para recorrer a outro lado.
(...)
Nas minhas decisões que poderiam ser mais polémicas foram acautelados os princípios de ordem ética e deontológica. (...) O mesmo tenho a certeza não fez a administração.
POR ISSO CUMPRAM AS AMEAÇAS e veremos que pagará.


Senão gostam do que escrevo melhor, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

Deste humilde choco
Vasco Rolo»

Extraído do blog Hospital Amato Lusitano

1 comentário:

J.F disse...

Talvez um desabafo de desespero(do Dr.Vasco Rolo)que só ele poderá dizer porquê...ou então tentemos adivinhar...

Sobre a greve, mais do que os números díspares dos dois lados, o que interessa acima de tudo é a consciencialização que vamos adquirindo do que está bem, do que está mal, do que estão a fazer e do que deveria ser feito.
No meu serviço (dum pequeno hospital)os médicos e enfermeiros 100%, auxiliares 60% e administrativos 0% - estes em regime de contrato, pois é!