terça-feira, outubro 10, 2006

Novo dia, nova urgência....IV

Ontem mais um dia caótico de urgência. Pessoas a reclamar. Pessoas a agradecer.
Engraçado, os mesmos médicos, caras diferentes, comportamentos diferentes.

Ontem vi um doente novo, quase trintão, o Rui (chamemos-lhe assim).
Vinha com 'dor que prendia o coração quando inspirava' (sic). Eu revi a história, neguei precordialgia, apurei os factos. Vi o doente. Revi o doente.
Ao exame objectivo a única alteração era uma dor localizada na grelha costal que agravava com os movimentos.
Pedi ECG. Normal.
Pedi Rx torax, neguei pneumotórax. Normal.
Analgesiei a dor. Receitei.
Horas mais tarde o mesmo doente reapareceu na urgência.
Vi-o de soslaio.
Preparei-me para NÃO o chamar. Preparei-me para o chamar. Teve que ser. Com a chefe de equipa.
Ela reafirmou o meu diagnóstico de nevrite intercostal, sem patologia cardíaca ou respiratória. Ele tinha passado na farmácia para comprar os analgésicos mas não os tinha tomado sequer. Em vez disso veio à urgência. Outra vez. Teve azar. Apanhou o mesmo médico. Apanhou o mesmo diagnóstico. Certo, por sinal.

Tive pena pela minha boa fé. Tratei-o da melhor maneira possível. E ele também tratou-me educadamente (aparentementemente). A pior forma de respeito e descrédito foi regressar à urgência à procura de outro colega e outro diagnóstico.
Ás vezes acho que não vale a pena....

Mas vale!

Sem comentários: