domingo, outubro 22, 2006

Fármacias, VIH e o Sr Ministro!

Ridículo!
A nova proposta-piloto do nosso ministro deixa-me, no mínimo, à beira de um choque cardiogénico fulminante (pós enfartes múltiplos, a cada proposta que surge vinda daquele ministério), seguido de um choque anafilático pós-terapêutica life saving!!

Mais uma vez o Governo não consegue travar o (poderoso) lobby das farmácias. O que inicialmente parecia ser 'um murro na mesa' e um 'basta' gritado bem alto, com a proposta da venda livre dos medicamentos fora das farmácias, cedo se transformou numa aliança com casamento à vista entre a ANF e o Sr ministro. Mas não contem com Ordem dos Médicos para padrinhos. Nós, só uniões de facto!

Doentes com VIH/SIDA tratados ambulatoriamente nas farmácias?
Novamente, rídiculo!

O
problema do VIH resume-se, em traços largos, em 10% ao vírus e 90% à discriminação.
Quer o Sr ministro alastrar a epidemia, identificando os doentes nas farmácias, desrepeitando o sigilo profissional a que os médicos estão sujeitos? Saberá o Sr ministro da dificuldade na compliance à terapêutica por parte deste grupo de doentes? Saberá o Sr ministro dos custos a longo prazo da não aderência à terapêutica destes mesmos doentes, com surgimento de complicações e estirpes multi-resistentes (ultrapassando e ridicularizando os custos a curto prazo, fazendo dele um porquinho-mealheiro de uma criança)? Saberá o Sr ministro que muitos anti-retrovirais consistem numa toma assistida, preconizada de 12/12h (a não ser que o doente vá procurar a farmácia de serviço para a última toma?) Saberá o Sr ministro que os farmacêuticos não são licenciados em medicina (da mesma forma que eu não farmacêutica?)

Bem, fiquemos por aqui. Citando o Dr Pedro Nunes,
isto é um problema de saúde pública!
Porque às vezes o
barato sai caro, muito caro!

2 comentários:

J.F disse...

É mais uma do "nosso" Ministro da Saúde...
Mas que assessores médicos deve ter...ou então quão bem defende os interesses dos que querem uma saúde diferente daquela que a Constituição da nossa República preconiza...
Parabéns Reanimadora e utiliza essa tua função para reanimar e não deixar morrer o SNS que outros (muitos, estarão cá para o tratar e não o deixar a convalescer durante muito tempo.

Peliteiro disse...

As Farmácias dispensam metadona há anos.

Mas não é aqui que está o ponto da discussão.

Estas notícias tem apenas dois objectivos:

1- Instigar "guerras" entre médicos e farmacêuticos, seguindo o princípio dividir para reinar.

2- Produzir ruído de fundo, distracção, para que as questões essenciais sejam secundarizadas e para criar uma imagem, falsa, de dinâmica.

Daqui a um ano, nesta matéria nada se terá feito e já ninguém disto se lembrará.

Cumprimentos