sábado, outubro 28, 2006

Comunicado da Ordem dos Médicos

Comunicado
Numa altura em que toda a classe médica está colocada perante grandes desafios e alterações na sua forma de trabalhar no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde tem colocado os Médicos Internos em particular sobressalto, tendo havido recentemente mais uma reviravolta inexplicável.
Todo o processo de colocação de Médicos Internos tem sido marcado por indefinições, avanços e retrocessos, que em nada contribuem para uma formação médica com qualidade.
Escassos dias após a publicação do mapa de vagas para o Internato Médico 2006 (que a Ordem dos Médicos já vinha exigindo desde o aviso de abertura, em Abril, tal como previsto no Regulamento do Internato Médico), constata-se uma revogação do mesmo.
Esta é ainda acompanhada da revogação dos outros dois Concursos Públicos para ingresso no Internato Médico, cujas inscrições já decorriam há uma semana.
Ainda no mesmo dia surge a publicação de novas regras para estes concursos, com alterações profundas no seu modelo.
Esta alteração súbita das regras de Concursos Públicos em nada dignifica a relação da Administração Pública com os jovens profissionais, sendo necessariamente interpretada como uma total falta de respeito e consideração inaceitáveis.
Tendo em conta que os recursos humanos na área da Medicina são escassos e têm de ser alvo de um planeamento criterioso, a Ordem dos Médicos manifesta o seu repúdio por mais esta manifestação de descoordenação no Ministério da Saúde e recomenda ao Sr. Ministro da Saúde uma clarificação de todo o processo evitando situações que em nada contribuem para melhorar os cuidados de saúde aos cidadãos.

CNE OM, 24/10/06

1 comentário:

J.F disse...

É assm que andam as coisas pelo Ministério da Saúde.
Se este processo de colocação de Médicos Internos está assim com publicação logo seguida de revogação que dizer da 3ª proposta, digo "terceira", de alteração ao Decreto 73/90, no que respeita aos horários de trabalho médico?
Até parece que há uma grande abertura negocial... é só ir a
http://www.fnam.pt/ministeriais/ministeriais_files/altera73_90_24102006.pdf

Dá a ideia de que os assessores de CC não sabem o que andam a fazer, não têm autonomia para negociar e vão ao paizinho pedir licença ou então estão a empatar...

Com a colocação dos Médicos Internos deve estar a passar-se o mesmo...