quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Há algum médico na sala?

Há semana passada deparei-me com um caso curioso.
Um episódio circunstancial que teve mais de acidental que incidental.

Uma tarde cinzenta de Fevereiro.
Estava eu a chegar ao serviço quando tomei conhecimento que uma colega radiologista se encontrava adoentada no quarto dos médicos.
Daquelas colegas com 'C' maiúsculo, que chegam como um bónus do destino nas nossas vidas impetuosas, e que o tempo encarregar-se-à de transformar e cimentar em amizade sólida. Tão sólida quanto os pilares que sustentam secularmente a ponte sobre o rio Tejo.
Pensei: se os médicos têm por obrigação moral ajudar os outros, porque não ajudarmo-nos a nós próprios de vez em quando? Apressei-me em tornar-me útil.
Face à não melhoria do estado clínico com a medicação per os, sugeri medicação endovenosa dupla, analgésica e antiemética, que foi renitentemente aceite pela colega (e os médicos são sempre os piores doentes, não são?).
Dirigi-me a sala de angiografia, onde sabia que havia uma enfermeira residente. Face ao rebuliço momentâneo vivido na sala de angiografia desencadeado pela entrada de um doente com um re-enfarte, fiquei a aguardar pacientemente cá fora.
Enquanto confessava a minha intenção a um grupo simpático de auxiliares de acção médica, ouvi uma resposta inesperada:
-Medicação? Não prefere falar com os médicos da urgência? Eles é que sabem o que se deve dar....
Fiquei atordoada com a resposta. Não foi de orgulho ferido, não. Foi mesmo atordoada.
Sem perder tempo, respondi secamente:
-Os radiologistas são médicos, sabia?? E há coisas na vida que não nos podemos esquecer....
Esbocei um sorriso, relaxei a musculatura facial e decidi aguardar o término da intervenção percutânea noutra sala....

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

já antes tinha ficado sensibilizado com uma postagem sobre um colega seu(de 29 de novembro).
Não sou médico, mas também trabalho numa área em que se prevalece o espírito de equipa -publicitário.
E pessoas como a reanimadora fazem falta.
Pessoas diferentes e com espírito criativo.
Sorte a dos seus colegas e amigos.

Por curiosidade, é de que hospital? Pelas postagens deduzo que seja de um hospital a sul do Tejo.
Montijo? Barreiro? Almada?

Anónimo disse...

Ò "reanimadora" é muito temperamental! Cuidado. Fez muito bem a acudir a colega. Mas os auxiliares não deixam de ter alguma razão. Se a colega abre uma ficha de urg ou qualquer outra, fica um registo do que aconteceu. Pois a minha duvida maior é onde ficou registado a medicação que foi usada?!
Pois é, usamos o SNS a nosso belo prazer, como se estivessemos em casa. Tem sido assim há longos anos e agora queixamo-nos que não temos um bom SNS.:)))


Estou a ser mazinha mas muito realista.