quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Aos familiares, aos internistas e aos imagiologistas....Aos bons e aos maus.

Acompanhei a Dona Maria no último trimestre do ano passado.
(Hoje voltei a saber dela... )

A Dona Maria (nome falso) era uma daquelas senhoras 'de salão', com unhas sempre impecavelmente pintadas e sobrancelhas finamente depiladas, cujo corpo amorfo tentava disfarçar o peso dos anos que lhe passavam.
Conheci a Dona Maria numa consulta externa (daquelas que já não assisto). Queixava-se sempre do mesmo: astenia, anorexia e lombalgias.
«Sinto-me mal, já não sou quem era» -dizia. (...)
Com intuito de esclarecimento do quadro, tinha já sido internada e re-internada, sem grande sucesso. Em todos os internamentos tinha sido estudada ao pormenor: à excepção de uma discreta elevação de um marcador tumoral, de um padrão inflamatório inespecífico e de aumento marcado das transaminases, tudo o resto era normal: TUDO, incluindo mielograma, endoscopia, colonoscopia, ecografia abdominal e TC torácica-abdominal. (...)
A sua vida tinha sido transformada num ciclo vicioso: era internada, tinha alta e re-internada.
(...)
Este quadro clínico era (desencadeado? e) agravado pelo total desinteresse da família pela sua doença. Com a agravante de ter um sobrinho médico, colega reputado naquele hospital. Nunca o vi a perguntar por ela.
(...)
Na última vez que a vi, tinham-na colocado num lar de idosos (de luxo, claro).
E claro também que a Dona Maria piorou.
Não queria ir para o lar, queria sim, estar bem, em casa, com os filhos e netos que amava.
(...)
Vi a Dona Maria no meu último dia de médica generalista. Lembro-me de preencher o seu boletim de internamento. Dado o aumento insistente das transaminases, foi pedido nova ecografia, entre outros exames.
A ausência de icterícia e a 'benignidade' dos outros exames imagiológicos (nomeadamente da TC abdominal, relatada por um colega experiente, que revelava apenas lesões de carácter quístico na cabeça do pâncreas) nada faziam esperar.
(...)
De novo, nada faziam esperar. (...)
A ecografia, desta vez, revelou uma imagem sugestiva de malignidade na cabeça do pâncreas, já numa fase avançada, com repercussão ao nível das vias biliares.
O relatório da TC abdominal, de há 3 semanas, continuava arquivado no processo clínico anterior.
(....)
Ironia do destino, pouco tempo após o relatório da ecografia chegar, a Dona Maria faleceu.
Com as unhas impecavelmente pintadas e sobrancelhas finamente depiladas, partiu.
Disse o último adeus aos enfermeiros e à médica internista que carinhosamente a trataram nos últimos meses da sua vida. Como verdadeiros heróis.
(...)
A família organizou-lhe um grandioso funeral... O nosso colega também lá esteve presente... Quem não quis saber dela na fase final da sua vida, não faltou ao último acto da sua vida -o fúnebre.

3 comentários:

Gasel disse...

Bem... uma TAC com "lesões quisticas" na cabeça do pâncreas fazem sempre esperar qualquer coisa... ou era uma pancretite crónica ou era - e foi - uma neoplasia.
:)
É giro que - apesar de toda a moderna gama de exames complementares - o pancreas continua a ser "o cemitério das competências..."

Anónimo disse...

Antes demais parabéns pelo excelente blog que descobri recentemente.
Sou um mero IAC em início de actividade clínica.
Custa-me um bocado perceber - e admito não ter prática clínica que sustente a afirmação - que se admita um "aumento marcado das transaminases" como normal.
Mas não é por aí que queria comentar.
Carlos Teixeira
IAC HGSA
Assusta-me saber que há muitas Donas Marias por aí, ricas ou pobres.
E assusta-me saber que uma menor atenção aqui ou ali, o desprezo por este pormenor e aquele, "o quisto simples" ali e acolá resultem por vezes no infortúnio daqueles que depositam a sua saúde nas nossas mãos.
Nessas alturas ponho-me na pele de filho, neto, sobrinho das Donas Marias e dá-me vontade de não ir no dia seguinte.
Mas tem de ser, afinal de contas foi o que decidi fazer da minha vida.
Parabéns pelo post.

IMÓVEIS PRESIDENTE PRUDENTE disse...

Parabéns pelo blog , onde vc relata fatos reais da melhor forma possível : com sentimentos ! ( Bacana a forma como a internet faz conosco : uma distância imensa quebrada por um sentimento q. nos aproxima - amor fraternal ) Deus abençoe ! ! ! (Estou em Presidente Prudente-São Paulo - Brasil) .