sábado, dezembro 09, 2006

Excedentários da FP

Acordei.
Liguei o telemóvel. Nada de interessante.
Li o diário. Nada de novo.
Cedi à tentação de ligar a TV. Um zapping rápido. As fofocas e as personagens de sempre (ena, já chateia! Será que alguém ainda pode com isto??). Desligo.
Portátil. Socorre sempre estes momentos de amargura. Naveguei a minha lista de favoritos, li os blogues do costume, reli as notícias do.... ahhhh o quê??? Deparo-me com um cabeçalho que me deixa atónita (mais atónita do que já sou aos sábados de manhã): 196 vagas de especialidade para 600 candidatos inscritos no IM2007-B!!
Mmm. Faço uma pausa. Uma dupla pausa.
Primeiro, para (mais uma vez) concluir que estas reformas da Sáude deixam-me completamente baralhada- Internato Médico A? B? C, porventura?
Respiro fundo.
Segundo e, (ignorando a alfabetização dos internatos) num apelo à minha rudimentar capacidade matemática, faço um esforço de pensamento. Pergunto-me: Será que alguém vai ficar de fora??

Vida de jovem médico não está fácil. Não, não está.

ps: e sim, certifiquei-me que a categoria profissinal em causa era 'médicos' e não 'professores'.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá. A questão é que o concurso B é destinado a quem vai repetir o exame ou para os casos excepcionais de médicos que concluiram o internato geral mas decidiram não fazer exame e trabalhar como tarefeiros ou investigadores. Os 600 médicos candidatos ao concurso B são portanto na sua esmagadora maioria, os IAC's de 2006, que usaram a excepção que foi criada para que fosse possível repetirem o exame ainda este ano, menos de meio ano após terem feito a primeira vez, como forma de demonstrar o seu descontentamento pela forma com o seu concurso ( aliás...não é o teu tb?!). Agora puxando a brasa à minha sardinha...e à tua que estás prestes a fazer a tua escolha...para criar 600 vagas extra entre 2 concursos, iam ter que tirar a algum lado, e isso seria muito injusto ( se bem que nesta altura...já nada me surpreende....)

Espero ter ajudado a que ficasses mais esclarecida. Claro que a noticia assim....196 vagas para 600 candidatos parece uma tremenda injustiça....mas as coisas não são assim tão lineares!

Anónimo disse...

E já agora aproveito para te desejar boa sorte para segunda! Não deve ser nada fácil decidir a vida num minuto...depois diz o que escolheste!

E obrigada pelos sábios conselhos no ihateharrison.blog.com!

edelweiss disse...

Eu tinha uma ideia geral sobre o IM-B. Sei quem se podia inscrever e a quem era destinado, mas a rapidez e a desorganização patente na abertura deste concurso não deixa de tornar perplexa e baralhada...
De qualquer maneira, ainda haverá muita boa gente de fora....