quinta-feira, setembro 28, 2006

No comments...

Hoje cheguei do meu snack de meio da manhã quando a secretária de piso e a enfermeira chefe vieram ter comigo. Ri, a pensar que era um convite para ir ao bar quando de lá regressava.
-não, não, já fui.... agora só amanhã...
-não, dra não é isso.
-tão que raio vos mordeu?
(pausa).
-Chegou-nos agora uma participação de uma doente. A sra Bastos. Lembra-se?

Claro que me lembrava da Sra Bastos. Uma Sra catita, de 70 e tal anos, sobrinha de um colega, que entrou na urgência sozinha e a única coisa que trouxe de casa foi o seu pijama de flanela e o seu relógio com a fotos dos netos estampada.
(pensei para mim: -que piroso; mas para ela é a mais perfeita obra de arte deste mundo...)

-sim, lembro-me. claro que me lembro-me. Participação? Não, devem estar enganadas, ela foi impecavelmente tratada por toda a equipa, desde a entrada até a alta (ainda por cima com indicação para voltar após a realização de exames em ambulatório...)
-pois, mas é verdade!! Uma participação contra o facto de haver um nome na lista de acompanhantes que não o era...
-o quê? mas esperem aí? algum familiar que não pode entrar? Ou...
-Ou.... Pelo simples facto de um nome desconhecido constar da sua lista de acompanhantes.... Isso mesmo!


Mas ninguém ficou privado de a ver (se não me engano só 1 dia veio cá o filho durante toda a semana de internamento...) Ninguém foi maltrado ou negligenciado (muito pelo contrário...) Ninguém percebeu aquela participação...

Concluo: Nunca se pode confiar em ninguém. O pior inimigo do profissional de saúde é o doente.

Rio-me. Há coisas que nem contadas....

Reanimadora

Sem comentários: