sexta-feira, janeiro 05, 2007

De volta.

De volta à grande cidade. A um grande hospital.
De volta ao blog.

É com consternação que tenho acompanhado as notícias de imprensa acerca do 'desemprego de 29 dias' dos jovens médicos recém-licenciados.
Como defensora acérrima dos médicos internos, apoio a sua luta.
Faço deles a minha voz. Por exemplo, aqui.
Mas é também com consternação que recordo o meu concurso médico, o concurso 2006:
-o nosso exame foi adiado 7 meses (de Dezembro 2005 para Junho 2006)
-como tal ficamos 6 meses no desemprego (entre o término da licenciatura e o início do AC, uma vez que entretanto o exame foi adiado para Junho 2006)
-desaproveitamos metade do AC ( porque obviamente tínhamos que estudar...)
-foram anuladas/corrigidas 11 perguntas do exame de especialidade (e mesmo assim não houve plenos, 100%s neste exame do caos...)
-houve erros salariais relacionados com o ordenado-base na maioria dos hospitais do país
-revogação do mapa de vagas
-adiamento das datas das escolhas de especialidades
-novas listas colocadas fora do prazo estabelecido pelo próprio MS
-não actualização das vagas aquando da escolha de especialidade (também designado blind guess. Situação morosamente resolvida após o 2º,3º dia de escolha...)

Bem, o verdadeiro ano-negro.
Merecia destaque televisivo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então e como estão a correr os primeiros dias numa especialidade tão "diferente" do dia a dia anterior?

edelweiss disse...

Um caminho de mil quilómetros começa com alguns passos simples.
Por enquanto, tudo bem...
Não é fácil tirar conclusões na primeira semana de trabalho num hospital novo, e com muitos rostos que acabaste de conhecer há minutos atrás. Mas posso dizer que gosto da área que eu abracei, e do grupo de colegas que eu escolhi. Eu sei.

Pedro Morgado disse...

Mais uma vergonha! E não há forma de vermos a incompetência afastada do MS...