segunda-feira, janeiro 08, 2007

Adaptação

Não tenho mencionado detalhes sobre a minha nova vida, sobre a minha nova especialidade. Propositadamente.
Sei que lá ficarei os próximos 5 anos, sei que lá inicio uma nova etapa da minha vida.
Mas nada é fácil.
Abdiquei da cidade da minha vida, dos meus amigos de infância, dos 'meus doentes', da equipa que eu adorava (e só não me refiro à minha família porque sei que esses nunca me abandonarão....), de tudo, em prol da minha escolha.
Estou a gostar do hospital, apesar da sua enorme imensidão.
Estou a adorar o mundo imagiológico das patologias, tão vasto quanto uma medicina interna.
O horário é cumprido religiosamente e, mesmo sem picar o ponto digitalmente, nunca trabalho menos de 42h semanais (nunca a menos, muitas vezes a mais).
Quanto aos novos colegas, estou a adaptar-me pouco a pouco. Não é fácil entrar em campo na segunda parte de uma partida de futebol, não é fácil entrar num grupo já entrosado. Os colegas têm sido fantásticos comigo, e ainda só vamos no início.... As coisas vão melhorar.
Os doentes continuam queixosos, refilões, conversadores, maravilhosos. Nem que seja à distância de um ultrassom.

Por falar em ultrassons, hoje deparei-me com um caso atípico, mas não tão invulgar quanto eu julgaria:
Um doente, sexo masculino, 53 anos, recorre ao SU por dores no hipocôndrio direito e vómitos. Diagnóstico de entrada: Colecistite aguda.
Foi pedido pela equipa médica de urgência uma ecotomografia abdominal para estudo da vesícula biliar.
Nada de anormal se este doente não tivesse AP de colecistectomia.....
Será que os colegas fizeram uma história clínica adequada?
Será que viram sequer o abdomém do doente (com uma nítida cicatriz cirúrgica no HD?)
Colecistite? Não creio...

3 comentários:

Jorge disse...

Diz-se que a adaptação é uma característica dos animais, em especial dos primatas e humanos.
(Bem... até a aplysia e os peixinhos de aquário são algo adaptáveis).
Espero apenas que essa tua adaptação não seja meramente uma "habituação" e seja aproveitada ao máximo.
Abraço.

Gasel disse...

E tinha vesicula ou não? lol

edelweiss disse...

não, não tinha...